GUIMARÃES | Exposição: Design do Produto a Norte

flyer

Primeiro as boas notícias: a entrada é gratuita, o edifício do Instituto do Design de Guimarães é um dos edifícios mais cool da cidade, e serve perfeitamente como desculpa para tomar café no vizinho Bar da Ramada.

As más notícias – pelo menos para quem como eu esperava sentir um ‘wow mas-que-íncrivel!’ – alguns produtos expostos não são de todo novidade para os mais atentos à atualidade, e a exposição é bastante pequena para o expectado com todo o marketing envolvido.

Decidi ir à exposição enquanto conduzia para o escritório e seguia atrás de um TUG (autocarro da cadeia Transportes Urbanos de Guimarães) onde a pubilicidade gritava para ser vista. Verde e cobrindo toda a traseira do autocarro. Lembro-me de registar as datas na memória e o slogan para investigar na web. Assim o fiz, mal pousei a ponta da sandália dentro do escritório.

De meia dúzia de janelas abertas no browser e com café na secretária, concluí para mim e com os botões que me quiseram ouvir que uma exposição que pretende sensibilizar a utilização de tecnologia e materiais inovadores em produtos de uso primário, de forma ecologicamente consciente, através do trabalho de designers da Universidade do Minho e de marcas bem portuguesas e nortenhas, é uma exposição que merece ser vista. Ficou decidido. Se o sol se mantivesse, ia convencer o Pi a caminhar pela cidade no feriado de 5 de Outubro e a ir lá um saltinho – assim como quem não quer a coisa.

Na visita à exposição encontrei aquilo que realmente é descrito no site do Instituto de Design de Guimarães.

“Áreas de aplicação muito distintas e que, entre outras, abrangem: mobiliário; iluminação; peças sanitárias; torneiras; objetos de decoração; botijas de gás e vitrinas de refrigeração comercial.”

As peças que mais me agradaram pela forma foram as peças de mobiliário. As peças que mais me desiludiram, apenas porque tecnologicamente não são já uma novidade pelo menos para mim, foram as botijas de gás e vitrinas de refrigeração comercial. As peças que mais me surpreendaram foram as peças sanitárias.

Picture1.png

Vale a pena ir, se calhar não com expetativas muito altas como as minhas, mas vale a pena ir. Em exposição até dia 10 deste mês.

 

Imagem promocional da exposição: site do Instituto de Design de Guimarães.

Imagens da exposição: imagens de própria autoria.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s